Umidade no Filamento

 

A umidade no filamento resulta em uma impressão de má qualidade e em casos mais graves perda do material.
Evitar ou remover a umidade no material é essencial para uma boa impressão.
Aprenda o que é e como resolver.

 


:: Porque o filamento fica umido?

Os filamentos de impressão 3D são materiais higroscópicos e portanto propensos a absorver água, já que as moléculas de água unem-se às moléculas dos polímeros, formando fortes ligações intermoleculares. Portanto é uma caracteristica do material e não há nada de errado com isso.


:: Quais as consequencias da umidade no filamento?

Entupimento: a umidade concentrada no filamento evapora com o aquecimento no hot end, ocasionando buracos no interior do filamento, que se converte em uma massa que obstrui o bico, causando o entupimento.

Baixa resitência e acabamento da impressão: os buracos provocados pela evaporação da água, são pontos críticos que geram fendas tornando o material quebradiço. Além disso provocam um acabamento superficial rugoso e esbranquiçado, onde se percebe a formação de espécie de bolhas e até mesmo subextrusão na peça.

Degradação do filamento: em casos menos comuns, o excesso de umidade no filamento pode estragar o material. Quando a água se une as moléculas dos polímeros formam-se fortes ligações intermoleculares. Estas ligações podem chegar a ocasionar micro-rompimentos internos que debilitam à própria estrutura do filamento.


:: Como evitar umidade no filamento?

O filamento precisa ser armazenado em um saco plástico ou ambiente hermeticamente fechado, preferencialmente com pouco ar ou no vacuo. Recomenda-se também o uso de saquinhos de silica, que ajudam a absorver a umidade do ar que está dentro desse ambiente onde o material está armazenado.


:: Como remover a umidade no filamento?

Alguns procedimento podem ser usados para remover a umidade do filamento:

1) Secar no forno: coloque o material dentro de um forno preferencialmente elétrico que tenha controle digital da temperatura. Tenha também um termômetro em mãos para o controle exato da temperatura. Se você exagerar no calor pensando que pode acelerar o processo e o material passar da temperatura de transição vitrea, ele irá ficar mole e deformar, cuidado! Não seque o ABS a temperaturas superiores a 90ºC e para o PLA 55ºC é o limite. Esse processo de secagem deve durar entre 1 e 2 horas no máximo. 

2) Secar na impressora: coloque o filamento na mesa aquecida da impressora a uma temperatura de 50ºC por cerca de 4 a 7 horas, dependendo a carga de umidade do filamento. Tenha os mesmos cuidados do tópico anterior para não derreter ou deformar o filamento. Preferencialmente faça isso com o filamento na caixa de papel, com uma pequena abertura para circulação do ar umido para fora da caixa.

3) Secar numa estufa própria para filamentos (dry box): existem muitas no mercado. Elas são uma solução prática e que oferece um ambiente totalmente controlado para a secagem do filamento. Nela você escolhe o tipo de material que vai secar e por quanto tempo. É normalmente a maneira mais efetiva e com menor risco de estragar o material. Basicamente a estufa promove um ambiente que ajuda a romper as ligas intermoleculares entre a água e o polímero, graças à sua temperatura de estufa (35-70ºC) e ao fluxo de ar natural que existe no seu interior, eliminando a umidade da superfície do filamento.


:: Quanto de umidade pode ter um filamento?

O valor ideal da umidade em um filamento é entre 10-13%


:: Como medir a umidade do filamento?

Existem equipamentos especificos para isso, que você acha facilmente na internet. Outra opção, não tão precisa, é o uso do Humonitor, cartões que lêm a umidade do ar indicando a taxa de umidade relativa naquele ambiente após um tempo de exposição. No geral, você não precisa medir a umidade do filamento. Faça o procedimento de secagem usando os cuidados necessários e armezene seu filamento em local seco e hermeticamente fechado. Tomando esses cuidados voce garante vida longa ao seu filamento.

 

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Mande um email para contato@tecnocubo.com.br e vamos te ajudar!

Sobre a loja

Somos uma empresa de soluções 3D super antenada com as novas tendências em tecnologia. Na nossa loja online você encontra as melhores marcas do mercado de impressão 3D com preço justo e entrega rápida. A Tecnocubo revende filamentos e insumos de alta qualidade das marcas PrintaLot, eSun, 3D Fila, Basf, National 3D, Adhere, entre outros. Somos também revendedores autorizados da Creality fornecendo impressoras, filamentos e peças de reposição.

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos

Tecnocubo Soluções 3D - CNPJ: 36.691.298/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade